domingo, 14 de setembro de 2014

Energia cinética das correntes marítimas



Tecnologia: Fluxo livre em torno da turbina de eixo horizontal
A energia cinética das correntes marítimas (correntes das marés e permanentes) pode ser transformada em energia elétrica com o auxílio de turbinas horizontais de fluxo livre com três pás.Devido às propriedades físicas semelhantes, as turbinas de correntes marítimas são semelhantes às turbinas eólicas. No entanto, como meio propulsor, a água possui uma densidade de massa 800 vezes superior à do ar, o que torna as pás dos rotores destas turbinas marítimas significativamente mais curtos.
 O sistema é notadamente simples, robusto, e de baixa manutenção. Um enorme esforço foi feito para evitar a utilização de elementos que demandassem elevada manutenção, tal como ajuste do ângulo da pá, o monitoramento da corrente, engrenagens, vedações dinâmicas, simulações elétricas, bem como a lubrificação de mancais, entre outros.
Para aplicações em correntes marítimas, em que a direção do fluxo se inverte a cada seis horas, são utilizadas pás que podem ser acionadas por ambos os lados. Dessa forma, a turbina inverte o seu sentido de rotação a cada mudança de maré.


Energia das correntes marítimas é uma forma de energia marinha obtida através do aproveitamento da energia cinética das correntes marítimas, como a corrente do Golfo. Embora não seja amplamente usada atualmente, a energia das correntes marítimas possui um importante potencial para a futura geração de eletricidade. As correntes marítimas são mais previsíveis que o vento

Nenhum comentário:

Postar um comentário